terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Duplo Ataque ao Mercado


O dia 31 de janeiro dita o fim do mercado de transferências de uma época. Conhecida no Reino Unido como a "silly season", serve para os clubes alterarem as posições ou os jogadores que, até então, não estavam a corresponder. Irei abordar este tema no princípio de fevereiro, mas hoje ficaremos apenas por dois jogadores: Daniel Podence e Francisco Geraldes.


O tão aguardado regresso

Os dois jovens formados no Sporting entusiasmaram os adeptos com as suas prestações na equipa B durante a época passada. Este ano, ao serviço do Moreirense, tinham a sua primeira missão na Liga NOS, uma liga diferente da Segunda Liga, podendo ser discutível se é ou não mais complicada, devido à carga exercida sobre os atletas devido ao elevado número de jogos. Indiscutível seria o facto de defrontar formações mais complicadas e terem a difícil missão de mostrar as mesmas qualidades que tinham apresentado na época anterior.

A verdade é que demonstraram essas mesmas qualidades e provaram ser reforços necessários para um Sporting com recursos de qualidade insuficientes no banco de suplentes.


Daniel Podence

Podence é o velocista de todas as equipas por onde passa. (Podia fazer a piada fácil, "e de todos os defesas por quem passa", mas não a irei fazer).

Com apenas 165 cm, faz uso da sua velocidade para criar o desequilíbrio nas defesas contrárias. Na pré-época era, por vezes, usado como Segundo Avançado, a acompanhar Slimani, mas provou que a suas características assentam "que nem uma luva" a extremo.


Francisco Geraldes

Dá-me um prazer especial falar de Francisco Geraldes. Ele é o médio criativo que o Sporting, esta época, ainda não teve como alternativa a Adrien Silva. Elias provou não estar à altura do papel, mesmo quando o capitão leonino estava lesionado.

Além da qualidade de passe, tem algo que claramente falta ao plantel do Sporting, marcar golos de livre. Provou ser um especialista de livres na equipa B (ainda tenho na memória o golo ao Freamunde), o que é algo que ainda a faltar, uma vez que Bruno César e Bryan são canhotos e o costa-riquenho parece só bater os livres pela seleção.

Terei ainda muito espaço para falar sobre o futebol do Francisco Geraldes mas, tal como muitos sportinguistas, as expetativas são positivas para aquilo que estes dois jovens poderão trazer ao plantel.


segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

O Golo da Jornada

O Sporting - Paços de Ferreira deste passado sábado ficou marcado por uma primeira parte incrível da Turma de Alvalade, irreconhecível até comparando com o futebol praticado nas últimas semanas.

Com o 3-0 ao intervalo, o destaque maior estava para este golo marcado por Gelson Martins:
O "menino" da formação que, segundo as informações que foram chegando, renovou recentemente, voltou a demonstrar as suas qualidades com um obra de arte que só poderia ter sido criada por ele (ou pintada pelo NES).

Ficam ainda na retina as assistências de Alan Ruiz e de William, este último a ser visível no vídeo, com passes a cortarem o bloco defensivo dos castores e a criarem oportunidades ofensivas flagrantes que terminaram em golo.

A jornada ainda não chegou ao fim, mas este golo é já um grande candidato a ser o melhor da mesma.