sexta-feira, 14 de julho de 2017

O Primeiro Sporting de 2017/18


Com quatro jogos realizados, três com transmissão televisiva e  um à porta fechada frente à equipa B, grande parte do Sporting 17/18 começou a dar os primeiros toques.

Até ao final do mercado, ainda haverá muitas mudanças, nas quais se esperam a saída de William e Adrien, provavelmente, e chegada de outros jogadores, como Acuña. Porém, tentarei deixar algumas notas de todos os jogadores que já jogaram, sejam eles jogadores da casa ou contratações. Para isso, tomarei, apenas, em conta os últimos três jogos (Belenenses, Fenerbahçe e Valência).


Azbe Jug (3 jogos) - Tem mudado um pouco a opinião que tinha sobre ele. Apesar disso, continua sem ter qualidade suficiente para o clube e não deverá jogar este ano, uma vez que Rui Patrício e Beto estarão ainda "à frente" dele.

Pedro Silva (1 jogo) - Não teve momentos para se mostrar frente ao Belenenses. Uma cara conhecida dos sportinguistas e que deve continuar com a sua titularidade na baliza da equipa B.

Paulo Oliveira (2 jogos) - Foi patrão da defesa na ausência de um. Fez um jogo competente frente ao Belenenses onde perdeu mais lentes de contacto que bolas.

Domingos Duarte (1 jogo) - Integra o plantel depois de uma fantástica época ao serviço dos azuis do Restelo. Entrando pouco depois do minuto 70, não teve tempo para mostrar muito serviço frente à sua antiga equipa.

André Pinto (2 jogos) - Tenho dificuldades em avaliar o antigo central do Braga. É um dos jogadores que gostaria de dar uma breve opinião num futuro próximo. Continuo reticente quanto à sua contratação.

Tobias Figueiredo (2 jogos) - Em tempos titular na equipa principal e hoje um jogador banal. A péssima época ao serviço do Nacional não deixou ninguém empolgado pelo seu regresso. Ou muito me engano, ou não ficará no plantel desta época.

Sebastián Coates (2 jogos) - Capitão frente ao Fenerbahçe. Jogou sempre ao lado de Mathieu, dando já uma ideia de como deverá ser a defesa para a próxima época. Pouco a apontar a um jogador que se nota que ainda está em modo pré-época, como é normal. Defensivamente, o tempo trará o Coates da época passada de volta.

Jérémy Mathieu (2 jogos) - Tal como Coates, é difícil dizer que a equipa está bem defensivamente quando sofre em todos os jogos. Mas são problemas que se entendem quando se fala de uma defesa nova. Ofensivamente, parece uma mais valia. Forte no jogo aéreo e com uma velocidade semelhante a Rúben Semedo, sem a mesma energia.

Mama Baldé (1 jogo) - Entrou frente ao Belenenses mas pouco provou. Numa altura em que em campo jogavam quase todos os jogadores da equipa B, não mostrou talento suficiente para ser incluído no plantel desta época.

André Geraldes (2 jogos) - Mantenho a minha opinião de já algum tempo. É bom jogador mas não o suficiente para uma equipa como o Sporting. Fez uma boa época na temporada passada ao serviço do Vitória FC e do Sporting B mas, na minha opinião, só lhe poderá valer uma transferência para um clube que possa lutar pelas competições europeias.

Fábio Coentrão (2 jogos) - Um upgrade claro em relação aos laterais da época passada. Marvin chegou a ter uma boa fase mas não passava disso. Coentrão já provou ter qualidade e estes jogos ajudaram a provar isso, principalmente ofensivamente. Defensivamente, os mesmos problemas apontados em Mathieu.

Jonathan Silva (2 jogos) - Regressa de um empréstimo onde foi campeão na Argentina. Deveria ter sido emprestado para um clube europeu para ganhar mais rotinas de como se joga no nosso continente. A agressividade argentina fez-se sentir logo nos primeiros minutos em campo o que faz com que o risco de expulsão continue a ser possível a qualquer momento, o maior problema quando jogou há três épocas. Já teve oportunidade para ser treinado por Jorge Jesus e acabou emprestado, veremos o que acontece agora, se finalmente se tornará um lateral útil.

Cristiano Piccini (3 jogos) - Era visto como uma versão mais jovem de Schelotto e essa visão manteve-se. Não era o maior apreciador do lateral italiano, digamos assim, e Piccini também não me tem enchido as medidas. A entrega e a velocidade manteve-se mas, infelizmente, a falta de um bom último passe também.

João Palhinha (2 jogos) - Tem entrado bem nos jogos que tem feito. Na minha opinião, continua uma boa alternativa para um titular. Não sabemos é se isso chega...

Radosav Petrovic (2 jogos) - Provavelmente a grande surpresa até ao momento. Não me convenceu na época passada mas, após um empréstimo positivo ao serviço do Rio Ave, tornou-se finalmente um reforço para o plantel. As diferenças com William são mais que muitas mas pode ser um jogador mais ao estilo de Fejsa no Benfica, esperemos que para melhor claro. (Desculpem esta comparação com jogadores rivais, é a única, prometo)

Rodrigo Battaglia (3 jogos) - Não é por falta de minutos que ainda não se conseguiu mostrar. Chegou do Braga depois de uma boa época ao serviço dos bracarenses e do Desportivo de Chaves. Não tem mostrado ser uma alternativa para uma possível saída de Adrien, nem mesmo uma alternativa para o jogador seguinte.

Bruno Fernandes (3 jogos) - Era fã das qualidades do jovem médio português e agora sou ainda mais. Um jogo menos conseguido frente ao Valência não me faz mudar de opinião de que estamos perante um dos melhores reforços para o meio campo.

Ryan Gauld (1 jogo) - Não teve tempo para se apresentar, novamente, aos adeptos. Tenho muito interesse em ver mais do médio escocês.

Francisco Geraldes (2 jogos) - O estranho caso do ano passado ficou ainda mais estranho esta época. Um jogador de talento reconhecido sem muitas oportunidades na época passada depois de regressar de um empréstimo ao Moreirense. Apesar de muito pedido pelos adeptos, o jogador parece não contar para Jorge Jesus. É possível que haja novo empréstimo, tal como um outro jogador a ser falado daqui a pouco.

Mattheus Oliveira (3 jogos) - Deverei ter a opinião contrária de todos os outros sportinguistas. Considero um jogador útil para o plantel que sabe tratar bem a bola. Poderia ser usado a segundo avançado mas essa posição parece já cheia. Penso que deverá ser utilizado como médio centro, principalmente, ou como extremo. É um dos jogadores que vejo a melhorar muito com Jorge Jesus, no futuro. Veremos.

Iuri Medeiros (3 jogos) - E cá está o outro caso de que vos falava. Mais uma vez, não tem realizado uma grande pré-época e, apesar de também ser pedido por muitos adeptos leoninos, acho que se seguirá mais um empréstimo a um clube que nem pela Europa luta.

Jovane Cabral (2 jogos) - Não deverá fazer parte do plantel, jogando na equipa B. Não tem acrescentado muito à equipa quando entra.
Matheus Pereira (2 jogos) - Confesso que ainda não vi muito do Matheus. Se não sair, prevejo outra época com poucos minutos na equipa principal.
Daniel Podence (2 jogos) - Claramente um passo à frente dos outros extremos. Mais um talento vindo da academia que tem recebido muitos elogios dos meios de comunicação estrangeiros. Coloca velocidade e qualidade ao ataque.
Bruno César (2 jogos) - Tem dado pouco aos jogos mas ficará no plantel. Apenas isso.
Alan Ruiz (2 jogos) - Tanto pode dar muito como pode não dar nada ao jogo. Na minha opinião, não tem dado nada. Cria mais picardia que jogo.

Leonardo Ruiz (1 jogo) - Fez o único golo frente ao Belenenses e nunca mais jogou. Não consigo avaliar. Ao menos, já mostrou serviço e já provou que está no Sporting para ser importante para o clube.

Bas Dost (3 jogos) - Não tenho coragem de falar mal do nosso goleador. Agora a sério, nota-se claramente que ainda está a regressar à forma. Tem-se destacado pela força como cria jogo muito melhor que os outros avançados, embora seja algo a que já estejamos habituados.

Gelson Dala (3 jogos) - Teve mais tempo frente ao Belenenses e deu para ver mais um pouco do jovem angolano. Para mim, a melhor escolha para terceiro avançado. Ainda será muito importante esta época, marquem estas palavras.

Seydou Doumbia (2 jogos) - Marcou na estreia frente ao Fenerbahçe. Um claro reforço para o ataque leonino. Chegou por empréstimo mas já mostrou a sua vontade de ficar mais anos de leão ao peito.


Como é óbvio, esta é uma visão muito pessoal podendo ser alvo de crítica, que irei aceitar e ler. Amanhã já há mais um jogo e mais uma oportunidade para melhorar a minha avaliação.

Sem comentários:

Enviar um comentário