segunda-feira, 15 de maio de 2017

Como é suposto reagir?

Se o fim de semana frente ao Belenenses foi difícil de digerir, faltam-me as palavras para explicar o que aconteceu em Santa Maria da Feira.

Na mesma altura do jogo, o Festival Eurovisão da Canção atraía todos os ouvintes/espetadores/telespetadores pela diversidade musical que era ali, em Kiev, apresentada.

Portugal apresentava a música "Amar Pelos Dois", enquanto a Espanha cantava a "Do It For Your Lover". Numa comparação rápida, podemos dedicar a canção portuguesa à Onda Verde que se deslocou a mais um jogo fora de casa e que cantou (amou) pelo Sporting por todos os que estavam lá ou em casa. E o que os levava, numa noite fria, dia de mais um título do rival, no terceiro lugar e após um jogo tão mau frente ao Belenenses? Vamos usar a música espanhola e justificar este ato como feito pelo amor ao Sporting (Do It For Your Lover).

A verdade é que acompanhar o Sporting nos bons e maus momentos é já a historyja majho žyccia (história da minha vida, como cantava a Bielorrússia). E não só minha, é de todos os que amam o Sporting enquanto equipa e família e não apenas um plantel num determinado desporto. São aqueles que amam o Sporting e viajam para o Cazaquistão, onde o Sporting perdeu mais uma final europeia, para Gondomar, assistir a mais uma derrota frente ao rival no futsal, ou a mais uma larga vantagem "perdida" frente ao Porto em andebol.

Encontraram aqui a palavra chave? O apoio é e será sempre ao Sporting Clube de Portugal. O que me leva a regressar ao jogo frente ao Feirense.

No final da época é fácil criticar ou elogiar uma equipa consoante a classificação final, mas este jogo serviu também para mostrar o quão preparado está ou, neste caso, não está o plantel e o treinador para a próxima época.

Existem derrotas injustas, derrotas justas e jogos como estes, em que não sei como reagir. Se acreditava que o Sporting ia vencer? Sim. Se estava confiante que ia vencer? Sim. Se achava que também era possível o Sporting perder ou empatar? Pois.. sim, também.

Em campo é difícil (ou fácil em alguns casos) ver quem não está satisfeito com os resultados desta época e quer dar tudo para que o Sporting se volte a levantar. Porque está ali, no chão, estendido. Antes movido apenas pelo primeiro lugar na Bota de Ouro, sem pensar até que jornada conseguimos disputar o campeonato.

Regressando à Eurovisão, sou um grande fã da montagem da música do Salvador Sobral com o golo do Éder no Euro 2016. Então fez-me pensar, que música poderia ser colocada num resumo do jogo frente ao Feirense? A melodia da Norma John (Finlândia) com a triste Blackbird ou a Yodel It! da Roménia para representar o ridículo?

Já o disse muitas vezes esta época, "o Sporting vai aprender com o erro que cometeu nas transferências desta época", mas será que vai? Quando me falam em Piccini, dá-me um arrepio na espinha. O drama, o horror, a tragédia de ter dois Schelottos no plantel. O que levou uma direção a arriscar em jogadores que já não marcavam à meia época (Castaignos), jogadores que falharam sempre na Europa (André), ou pior, jogadores que já falharam cá (Elias)? Confesso que ainda acreditei no Elias, mas isso sou eu, enquanto adepto, que tento sempre imaginar o melhor cenário possível. Sobre a próxima época, Mattheus Oliveira e André Pinto poderão ser boas opções, mas não são jogadores para uma titularidade imediata (ou futura).

Agora diz-me, Sporting, como é suposto reagir quando dizem que esta é a pior época desde o sétimo lugar. Como é suposto reagir quando um peruano dedica, com ironia, o título ao presidente Bruno de Carvalho? Como é suposto reagir quando um treinador declara que a equipa está 90% focada num jogo e já 10% no seguinte? Como é suposto reagir quando já pedimos tão pouco e nada recebemos? Diz-me porque eu não sei, como é suposto reagir a esta derrota frente ao Feirense e a toda esta época em geral? Vá lá, ao menos o Salvador venceu.

Sem comentários:

Enviar um comentário