sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Para que serve um Plano B?


Lembro-me do meu irmão me perguntar, "Quem é que anda a jogar na equipa B agora?". Conheço os jogadores do plantel mas, não tendo possibilidade de ver todos os jogos, também me vejo na dúvida para conseguir responder.

Comparando com a época passada, prefiro um plantel como o deste ano, apenas com jogadores jovens, mas o facto de a grande maioria dos onzes serem compostos por vários jogadores contratados esta época, faz perder um pouco o "ADN sportinguista".

Ultimamente, tem existido uma procura do treinador João de Deus em colocar jogadores ainda júniores no onze inicial, de forma a existir uma adaptação mais rápida. Por outro lado, tem colocado jogadores da formação como Ivanildo Fernandes, Fábio Martins (Fabinho), Rafael Barbosa, Bubacar Djaló, etc. Porém, embora sejam jogadores da formação, é importante ver quando têm e quando não têm qualidade suficiente para alinharem no imediato na segunda equipa.

Ninguém pede, nem deve pedir, que esta equipa seja campeã ou que esse seja o principal objetivo, porque não é, mas deve ser vista como um local onde se encontram alternativas aos jogadores da equipa principal.

Posto isto, quantos são os jogadores que tiveram ou vão ter oportunidade de chegar ao plantel principal?

Não estou por dentro do clube de forma a saber quantos jogadores treinam com a equipa A, mas como estarão os níveis de confiança dos jogadores sabendo que, mesmo se destacando na equipa B, não serão chamados e, provavelmente, o máximo que alcançarão será um empréstimo para a Liga NOS? Não digo que seja algo mau o empréstimo, mas vemos as competições como a Taça da Liga sem qualquer jogador da equipa B ou, no máximo, caso considerem, um ou dois (Matheus Pereira e Esgaio).

Vou dar alguns exemplos de jogadores que, para mim, se têm destacado na equipa B:


Pedro Empis
 
Jefferson não parece regressar à boa forma e Marvin não é uma solução sólida que garanta apenas boas exibições. Pedro Empis destacou-se esta época na Segunda Liga e na UEFA Youth League mas, nem por isso, é falado como uma opção para o plantel principal.

É já internacional sub-21 e, mais recentemente, teve presente no Europeu de sub-19. Com apenas 20 anos, o lateral esquerdo ainda chegará ao plantel principal em pouco tempo. Qualidade não lhe falta.


Pedro Delgado

Natural de Portimão, passou pela formação do Portimonense, Sporting e Inter de Milão. Chegou esta época vindo de Itália depois de, no dia anterior, João Mário ter feito o caminho inverso. Ainda assim, trata-se de uma contratação separada e não de uma "moeda de troca".

Veio com rótulo de extremo mas é no meio campo que tem mostrado o seu talento, principalmente na função de médio ofensivo.

Tem 19 anos e, tal como Pedro Empis, é uma escolha habitual para os escalões de formação da Seleção Nacional, até aos sub-19.


Kiki
 
Um desconhecido para a grande maioria dos sportinguistas mas com talento já reconhecido. É o central que me tem chamado mais à atenção pelas exibições positivas que tem realizado, principalmente ao lado de Ivanildo Fernandes.

Chegou esta época vindo do Kawkab, um clube da primeira divisão de Marrocos. Tem apenas 19 anos e nasceu no Mali. Perdeu a titularidade nos últimos dois jogos para a estreia de Merih Demiral. 


Guima

Com apenas 21 anos, é dos elementos mais velhos do plantel. Tem já uma vasta experiência de Segunda Liga ao serviço da UD Oliveirense.

Tem ocupado o meio campo na posição de médio centro, tendo já jogado mais de duas dezenas de jogos esta época. Tal como Pedro Delgado, é um médio mais ofensivo, com grande qualidade de passe e facilidade de drible.

Natural de Aveiro e assumido sportinguista (mostrava o seu apoio público ao Sporting na época passada), tem alinhado ao lado de Bubacar Djaló e Pedro Delgado.


Leonardo Ruiz

Era o goleador dos júniores do Porto em 2014/15 e, depois de 9 golos apontados na época passada, o Sporting antecipou-se e chegou a acordo para o empréstimo, vindo do Atlético Nacional.

Com 20 anos, o colombiano tem já experiência de Segunda Liga tendo, inclusive, sido campeão na época passada.

Juntamente com Ronaldo Tavares, é o melhor marcador da equipa com 6 golos, sendo que todos os golos foram apontados como titular, ao contrário de Ronaldo Tavares que apontou 5 golos saindo do banco de suplentes. Foi o único jogador do plantel a bisar mais do que
uma vez (2 vezes).

Destaques ainda para Mauro Riquicho, Bilel, Ronaldo Tavares e Gelson Dala.

Tendo em conta o plantel principal, Pedro Empis é aquele que mais probabilidade tinha de alinhar na equipa A, seguindo-se Mauro Riquicho. A saída de João Pereira abriu espaço para Esgaio mas ainda não é suficiente para Riquicho. A confirmar-se a transferência de Marvin para o CSKA, o Sporting fica a necessitar de um lateral, sendo Empis a melhor opção.

Matheus Pereira, Ricardo Esgaio, Douglas e Bruno Paulista foram os únicos jogadores a alinhar pelos dois planteis. Até ao final da época, haverá mais alguém?

Sem comentários:

Enviar um comentário