segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Pós-Jogo: Porto 2-1 Sporting


Tal como o jogo de Alvalade frente ao Dortmund e outros de extrema importância, o Sporting voltou a dar meia parte de avanço à equipa adversária, tornando o objetivo muito mais complicado.

Apesar de ser difícil alcançar o primeiro lugar, pedia-se a vitória para que fosse possível a aproximação à segunda posição. A equipa a desiludir e a comprometer mais um objetivo traçado no início da época. Sem dúvida, até agora, uma época a não repetir.

A Primeira Parte

Muito se pode falar da(s) defesa(s) de Casillas a terminar e do domínio do Sporting na segunda parte, mas tudo isso resultou do que aconteceu na primeira parte.

Uma equipa sem ideias a construir e muito partida a defender. O primeiro golo nasce num erro de falta de marcação por parte de João Palhinha e o segundo numa má receção de Rúben Semedo. Há ainda dúvidas acerca do lance entre Brahimi e Palhinha, que permitiu Danilo isolar Soares, mas tal como em muitos lances, o árbitro da partida esteve muito mal a decidir.

Apesar de me parecer existir falta sobre João Palhinha, o maior erro foi ter sido dada lei da vantagem nesse lance, o que indica que iria ser assinalada falta sobre Brahimi. Muito estranho de perceber. Mas já que se fala disso...

Falta Ofensiva, Falta Ofensiva e... Falta Ofensiva

O jogo de ontem, e principalmente a primeira parte, ficou marcada por um fenómeno que deve ter sido passada despercebida por parte de muitos espetadores. Vários foram os lances travados pelo apito com indicação de falta por parte da equipa que atacava.

Apesar de "esse fenómeno" ter ocorrido para ambos os lados, muitas das jogadas e cruzamentos para a área por parte do Sporting, terminaram por falta em duelos comuns e totalmente legais. Esses lances, apesar de passarem despercebidos, acabaram por reduzir as oportunidades de golo a serem criadas.

As Alterações aos Convocados

Após o jogo é fácil falar do que não se devia ter alterado mas a verdade é que até fiquei agradado com o onze inicial que foi apresentado.

Porém, ao intervalo, percebia-se que os piores jogadores estavam a ser as alterações: Matheus, Rúben Semedo e Zeegelaar.

Na antevisão falei de Matheus Pereira, mas não conseguiu produzir muito ofensivamente e cometeu demasiadas faltas sobre Maxi, que colocavam o Porto no meio campo do Sporting.

Por outro lado, ficou ainda a preocupação dos sportinguistas sobre a não convocação de Joel Campbell e o facto de Bruno César não ter estado entre os 18 escolhidos.Correram notícias de lesões, algo a ser confirmado.

A Segunda Parte

Com 2-0 no placar, o Porto recuou as linhas de jogo e permitiu ao Sporting crescer na partida. Foi uma segunda parte de grande qualidade e que quase que parecia que ia conseguir recuperar da desvantagem e, quem sabe, dar a volta.

Foi neste momento que apareceu a inspiração de Casillas. NES ainda colocou uma equipa mais defensiva para bloquear os ataques do Sporting (mal na minha opinião), mas não resultou.

O Sporting marcou um e teve oportunidade para mais, mas, tal como explicado no início, a vantagem conseguida pelo Porto na primeira parte decidiu o jogo.

As Substituições

Acho que, pela primeira vez em duas épocas, Jorge Jesus acertou com todas as substituições que eram pedidas.

Podence não foi a tempo de provar algo, mas Alan Ruiz, que marcou um golaço, e Esgaio, fizeram um jogo bastante positivo e transformaram o futebol que estava a ser praticado no meio campo adversário.


João Palhinha

Decidi dar um tópico especial a Palhinha devido às críticas que fui lendo após o jogo.

Na minha opinião, João Palhinha fez um jogo bastante positivo, tirando o erro grave do primeiro golo. Repito, fiquei agradado com o que o Palhinha apresentou dentro das quatro linhas, tal como já tinha apresentado contra Marítimo ou Paços.

Já sabemos que se trata de um jogador com entradas mais duras que William, mas abordou cada lance exatamente como nos outros jogos, com a diferença de que, nestes jogos, cada vez que um jogador caí, é assinalada falta. Por isso, quando se fala do número de faltas cometidas por Palhinha ao longo do jogo, nada indica que tenha sido pressão, apenas mais um jogo.

Sem comentários:

Enviar um comentário